Terramotos, tempestades, pandemias, terrorismo, cheias, grandes incêndios, acidentes tecnológicos,... Estas catástrofes e desastres podem ocorrer a qualquer momento, quando menos esperamos, afectando uma pequena comunidade ou até um país inteiro.
As suas consequências são sempre devastadoras, deixando as pessoas traumatizadas pela morte de familiares e amigos, e com a vida destruída pela perda das suas casas, bens e fontes de rendimento.
No futuro, as previsões anunciam que os desastres vão ser ainda mais frequentes e os seus efeitos mais intensos, devido a décadas de alterações climáticas e ao aumento das vulnerabilidades, como a pobreza, densidade populacional nos centros urbanos, desigualdades sociais, falta de educação cívica e guerras.
E quando as catástrofes ocorrem, os serviços de emergência médica, os bombeiros e a polícia são os primeiros a responder. No entanto, quando o número de pessoas afectadas é grande, os recursos podem não ser suficientes e a ajuda pode mesmo não chegar, ficando muitas vidas por salvar…
Perante este cenário, a Cruz Vermelha tem vindo a apostar nas actividades de prevenção e preparação para catástrofes, com vista a tentar evitar ou minimizar os seus efeitos através de uma acção rápida e eficaz.
Para este efeito, trabalhamos nas seguintes valências:
- Fundo de Emergência, é uma reserva de recursos financeiros sem afectação especial para aplicação imediata em casos de emergência e que se repõe posteriormente com os apelos para donativos. Mais informações, aqui.
- 3 Estruturas Logísticas Regionais de resposta a situações de excepção, equipadas com kits de abrigo, higiene e sobrevivência capazes de responder de imediato às necessidades de 1.000 famílias, em qualquer ponto do país.
- Formação especializada de equipas de voluntários, capacitando-os com ferramentas que lhes permitam agir sempre e quando necessário.
- Acções de sensibilização junto das pessoas e comunidades a respeito dos riscos que enfrentam, ajudando-as a reduzir a sua vulnerabilidade e a prepará-las para fazer frente a eventuais catástrofes ou situações de emergência críticas. Mais informações, aqui.
Para mais informações, contactar a estrutura local mais próxima ou os serviços centrais de Emergência pelo email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
A preparação para desastres: uma tarefa de todos os dias
É vital que esteja preparado para situações de emergência tanto em casa, como no trabalho, escola ou comunidade.
Estar preparado pode ajudá-lo a controlar melhor a situação e a recuperar mais rapidamente, dado que em alturas de grande emergência o socorro pode demorar mais algum tempo a chegar até si.
3 coisas simples que pode fazer
Faça um kit de emergência
Durante uma emergência, poderemos necessitar de bens essenciais. Consulte no separador abaixo a lista do que deve ter em casa em caso de emergência.
Faça um plano
Crie um plano de emergência em casa, condomínio, empresa, escola e noutros locais, e determine um ponto de encontro para si e para a sua família, colegas, alunos, etc. Faça exercícios desse mesmo plano.
Mantenha-se informado
Conheça os riscos e previna-se. Apesar das consequências dos desastres serem semelhantes, conhecer os riscos específicos na sua comunidade ou região, pode ajudá-lo na preparação.
Averigue as formas distintas para manter-se informado durante a emergência.
Aprenda primeiros socorros.
Composição do kit de sobrevivência
EMERGÊNCIA 112
- Alimentos suficientes para 5 dias, de preferência de prazo alargado que não exijam refrigeração, preparação ou água, como por exemplo: conservas; barras energéticas; cereais; frutos secos; bolachas; bebidas energéticas, entre outros.
- Água para 5 dias, para beber (cerca de 4 litros por dia/pessoa) e para a higiene diária. Atenção: pessoas doentes, crianças e mães em período de amamentação necessitam de beber mais água.
- 1 Estojo de primeiros socorros que inclua medicamentos de uso corrente (como o paracetamol, anti-diarreicos, laxantes), luvas de descartáveis, máscaras de protecção, compressas, pensos rápidos, desinfectantes, tesoura, rolo de adesivo e termómetro.
- Medicamentos receitados para toma diária por doenças crónicas ou continuadas (tensão alta, diabetes, reumatismo, doenças do coração) ou em caso de emergência, como insulina, medicamentos para o coração, inaladores para asma ou outros. O ideal será ter uma dose adicional para um mês destes medicamentos.
- Rádio a pilhas e lanterna, bem como uma reserva de pilhas para ambos.
- Artigos sanitários e de limpeza: lixívia (hipocloreto de sódio), lenços de papel, sabão, anti-séptico à base de álcool.
- Artigos especiais para bebés (fraldas, leite em pó, toalhetes), para idosos ou para membros da família com problemas específicos.
- Se usa óculos, ter um par suplementar.
- Manual de primeiros socorros.
- Dinheiro para pagamento de serviços ao domicílio ou outros serviços/produtos.
- Documentos pessoais de todos os membros da família (bilhete de identidade, cartão utente do SNS), guardados em lugar acessível e conhecido por todos os elementos da família.